Na mídia

Imagens que falam tudo: fotografia inclusiva transforma deficiências em detalhes

"Foram necessários dez anos para que a fotógrafa Ivna Sá visse despertar dentro de si uma sensibilidade até então desconhecida. Acostumada a clicar as formas comuns, ela permitiu que as limitações físicas do outro modificassem não só o próprio olhar por trás das câmeras, mas a ótica pela qual captava a beleza. Passou a transformar a deficiência em detalhe. 

Instrumento de inclusão, a fotografia de Ivna, que especializou-se em retratar famílias e mulheres, é um mecanismo de transformação social, mas também pessoal. “Percebi que o olhar da inclusão passa por tudo. As pessoas nunca estão satisfeitas consigo mesmas, e a fotografia abre nossos olhos para isso. Nos desperta para a importância de estar conectado ao outro”, detalha.

No ano passado, Ivna teve um primeiro contato com aquilo que considera ser mais precioso por trás das limitações físicas: a delicadeza escondida por uma condição especial. A fotógrafa produziu um ensaio com Pâmela Valentina, jovem de 25 anos que, em função de uma doença degenerativa, pesa apenas 25 quilos. A experiência foi um divisor de águas....

Leia mais clicando aqui no link do Portal Hoje em DIA    e leia a matéria completa